quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Oficina de Gerenciamento de Conflito conta com a colaboração de Kacy Brubaker

No último dia 29 de setembro foi realizado mais um encontro com os participantes do Projeto Aprendendo e Cooperando apoiado pela BrazilFoundation. O tema da oficina foi Gerenciamento de Conflito e contou com a participação da pedagoga de Atlanta/EUA, Kacy Brubaker voluntária do PRECE.
O dia começou com uma dinâmica em duplas onde o principal objetivo era demonstrar a vontade que todos têm de vencer um conflito. Em seguida, os participantes fizeram uma atividade em grupo onde deveriam expor seu ponto de vista sobre o conflito e partilhar com os colegas cinco ideias a respeito do tema.
Kacy falou sobre a importância do conflito como oportunidade de aprendizagem e mostrou o ideograma chinês da palavra conflito que é composto das palavras perigo e oportunidade. Foi exibido um vídeo com o tema Day and Night sobre o qual os estudantes fizeram sua interpretação em grupo. 
Num outro exercício, os estudantes tiveram que realizar o desafio de dividir uma quantia em moedas praticando assim uma situação do cotidiano onde os conflitos são aplicados.
Sobre o conflito Kacy explicou que há diversas formas de reação e a troca justa ou cooperação é a melhor opção entre elas. 
Em seguida foi realizada uma atividade onde os participantes tinham que assumir papeis de personagens contrários, adversários e exercitar o conflito e posteriormente, os passos para chegar a uma solução. 
Após essa atividade seguiu-se a avaliação do dia e a foto oficial. Sobre esta etapa de formação do projeto faltam agora mais duas oficinas; Protagonismo e Como organizar uma célula. No segundo momento, os estudantes formarão células de estudo em suas comunidades. O projeto conta com os facilitadores Juliene Castro, Paulo Pires, Vladimir e Idelmar Gomes, além da coordenação de Aurenir Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenadora da EPC Paramoti participou do revezamento da tocha olímpica em Fortaleza

Foto oficial: Rio2016 No último dia 7 de junho, a tocha olímpica chegou a Fortaleza num percurso que passará pelos mais diferentes cenár...