Os estudantes se reúnem em células e estudam de forma cooperativa. De acordo com a disciplina com que tem mais afinidade eles se tornam articuladores e compartilham seus conhecimentos com os colegas. As aulas envolvem não somente as disciplinas preparatórias para o ENEM, mas também debates sobre questões da própria realidade. Em 2016 o projeto passará por reformulações.
Durante a preparação para a prova do ENEM os estudantes recebem apoio dos universitários com as seguintes ações:
- Palestras e aulas temáticas;
- Relaxamento na véspera da prova;
- Apoio emocional aos colegas.
Capacitação de 20 articuladores em aprendizagem cooperativa para formarem células de estudo em 05 comunidades rurais (Água Boa, Boa Esperança, Ipueira das Pedras, Maracajá e Melado). Três dessas comunidades já iniciaram suas células. Este projeto é apoiado pela BrazilFoundation. Projeto encerrado.
DESENHO DE CRIANÇA
Grupo de convivência com crianças entre 08 e 12 anos que participam de ações semanais de arte, integração social e cultura com o objetivo de fortalecer a identidade pessoal e a convivência grupal. É orientado por 03 estudantes da EPC Paramoti com apoio da universitária Ana Furtado do curso de Serviço Social. Projeto encerrado: 01 ano (2012)
PARAMOTI ESPORTE E AÇÃO
O projeto consiste em oferecer atividades esportivas, culturais e de lazer para a comunidade paramotiense. É organizado por estudantes e graduados de educação física do município.
NOSSA CULTURA É DE PAZ
Valorização da história cultural de Paramoti, preservando os valores de paz inerentes à história e ao modo de ser do paramotiense. O projeto é conduzido por graduados em turismo e realiza exposições, grava depoimentos de paramotienses sobre o município. O projeto iniciou em 2015 e dará continuidade em 2016. Já foram gravados mais de 20 vídeos-relatos, que serão exibidos para a comunidade nesta etapa.
COLÔNIA DE FÉRIAS
Em 2015 foi realizado o projeto Colônia de Férias no mês de julho quando crianças da escola pública tiveram aulas de reforço escolar, arte e contato com manifestações culturais. O projeto foi organizado por estudantes universitários e atendeu cerca de 15 crianças.
Gostaríamos de poder contribuir de alguma forma para esse empreendimento social.
ResponderExcluir