terça-feira, 11 de setembro de 2012

Roberta Marques é a mais nova graduada da EPC Paramoti

Depois de concluir o ensino médio Roberta ficou 06 anos sem estudar e não imaginava que um dia pudesse ser a primeira da família a conseguir a graduação de ensino superior

Roberta fez parte do grupo que foi para o Cipó em 2005 conhecer a experiência do PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas) com mais 16 jovens de Paramoti. Juntos eles descobriram no estudo em células uma nova oportunidade.
A expectativa de entrar na universidade era grande, mas aos poucos foram descobrindo que havia um objetivo maior do que almejar o próprio sucesso. “Lá aprendemos a querer não só entrar na universidade, mas a se envolver mais com a realidade, aprendemos a querer também o sucesso do outro,” comenta Roberta.
Juntamente com os colegas, Roberta ajudou a criar a Escola Popular Cooperativa de Paramoti uma associação estudantil que tem trazido através da inserção do jovem da escola púbica no ensino superior, novas perspectivas de vida para a juventude de Paramoti.
Hoje, Roberta tem a alegria de estar graduada em nutrição, mas lembra de como era sua vida antes de fazer parte do grupo: “Eu estava há 06 anos sem estudar, havia concluído o ensino médio e estava desempregada e sem perspectivas de uma vida melhor.”
Dos 06 filhos da família, ela é a primeira a ter o diploma de ensino superior e seu exemplo já influenciou a irmã que passou a cursar Psicologia depois de ter visto o esforço de Roberta para estudar.
A história de Roberta é semelhante a de muitos jovens nas pequenas cidades deste país que após concluírem o ensino médio se veem sem esperanças de entrar para a universidade. “Antes eu achava que seria impossível ingressar na universidade, sabia que existia universidade pública, mas não me sentia capaz de conseguir, depois do PRECE vi que era possível sim” revela.
Ainda sobre o trabalho da EPC Paramoti hoje no município Roberta destaca: “ É extremamente importante esse trabalho, aqui eu aprendi muitas coisas e quero que outros jovens tenham a oportunidade de passar pelo que passei, quero que saibam que a educação não termina no ensino médio e que através dela é possível sim a gente vencer e ajudar as pessoas que estão ao nosso redor.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenadora da EPC Paramoti participou do revezamento da tocha olímpica em Fortaleza

Foto oficial: Rio2016 No último dia 7 de junho, a tocha olímpica chegou a Fortaleza num percurso que passará pelos mais diferentes cenár...