domingo, 2 de setembro de 2012

Projeto apoiado pela BrazilFoundation: realizada mais uma oficina

No último sábado, dia 01 de setembro, aconteceu no auditório da Escola Tomé Gomes mais uma oficina com os estudantes do projeto Aprendendo e Cooperando apoiado pela BrazilFoundation. Desta vez o tema foi Interdependência Positiva também chamada de Cooperação. 
Os facilitadores do projeto, integrantes da Escola Popular Cooperativa de Paramoti preparam uma manhã bastante dinâmica. O dia começou com a uma atividade em duplas onde um dos estudantes vivia a experiência de caminhar pela sala de olhos vendados enquanto o outro era responsável por cuidar para que o colega não se machucasse. A dinâmica exercita a confiança entre os estudantes e promove a interdependência de papéis. 

Em seguida, os facilitadores Juliene e Vladimir conduziram a atividade de resolução de questões em grupo onde cada estudante era responsável por uma disciplina. Após o lanche seguiu-se a reflexão por parte dos estudantes e facilitadores sobre a interação entre os participantes de cada grupo.
Foi exibido um vídeo sobre cooperação, o que levou os estudantes a debaterem sobre o assunto, guiados pelo facilitador Paulo Pires.  
A facilitadora Aurenir apresentou as definições e os tipos de interdependência existentes e realizou uma atividade de pintura coletiva onde os estudantes deveriam colorir uma mandala coletivamente. 
Ao final do encontro o facilitador Vladimir coordenou a avaliação do encontro. O encontro finalizou-se com os informes gerais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenadora da EPC Paramoti participou do revezamento da tocha olímpica em Fortaleza

Foto oficial: Rio2016 No último dia 7 de junho, a tocha olímpica chegou a Fortaleza num percurso que passará pelos mais diferentes cenár...