segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aprendizagem Cooperativa no Ceará no Adital - notícias da América Latina e Caribe

O/a estudante como sujeito ativo e responsável pelo aprendizado. É assim que funciona o processo de Aprendizagem Cooperativa, metodologia na qual os/as participantes se reúnem em grupos com o objetivo de resolver alguma dificuldade ou problema encontrado na aprendizagem. No lugar do individualismo e da competitividade, união e ajuda mútua.
Foi para divulgar as experiências de Aprendizagem Cooperativa já existentes no Ceará que professores, pesquisadores e estudantes se reuniram, nessa semana, noI Encontro Cearense de Aprendizagem Cooperativa. O evento, organizado pela Coordenadoria de Formação e Aprendizagem Cooperativa (Cofac) da Universidade Federal do Ceará (UFC), destacou, entre outros pontos, as iniciativas que utilizam a metodologia no estado: o Programa de Educação em Células Cooperativas (Prece) e o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis da UFC.
Aurenir Luz, coordenadora da Escola Popular Cooperativa (EPC) do município de Paramoti, é exemplo de que a metodologia funciona. Participante do Prece na comunidade de Cipó, município de Pentecoste, ela, logo depois que entrou na faculdade, levou a experiência da Aprendizagem Cooperativa para o município de Paramoti. Hoje, graduada em Marketing, Aurenir é coordenadora da EPC de sua cidade natal.
"O Prece ajuda a estimular [o estudante para] o estudo, a aprender a estudar em grupo e não depender somente do professor. Os participantes constroem uma autonomia intelectual”, comenta, lembrando que os estudantes que conseguem ingressar na Universidade servem de exemplo e de valorização para o grupo. "[A Aprendizagem Cooperativa] se importa com o fortalecimento do jovem como protagonista da sociedade”, acrescenta.
Assim como Aurenir, diversos jovens retornam à comunidade para atuar como facilitadores do processo de aprendizagem. De acordo com ela, a experiência do Prece surgiu em 1994 na comunidade de Cipó, onde estudantes se reuniram para estudar em "uma velha casa de fazer farinha”. A persistência resultou em aprovação. "Dois anos depois, o primeiro passou para a UFC”, relata.
A ideia é que os estudantes que ingressam no ensino superior retornem à comunidade para auxiliar os outros. Atualmente, o Prece possui 19 Escolas Populares de Cooperação, presentes em cinco municípios cearenses, e conta com mais de 2 mil participantes em todos os projetos coordenados por estudantes.
A iniciativa deu tão certo que passou a ser aplicada na UFC. De acordo com Caroline Avendaño, da assessoria de comunicação da Coordenadoria de Protagonismo Estudantil da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), a experiência de Aprendizagem Cooperativa do Prece passou a ser utilizada em 2008 na UFC através do Programa de Aprendizagem Cooperativa.
Se a ideia do Prece é o estudo em grupo para ajudar os jovens a ingressar no ensino superior; na UFC, a intenção é estimular os estudantes a permanecer na Universidade. "A ideia é fortalecer o laço de amizade, é estimular o grupo a não deixar o curso”, comenta.
Neste ano, o Programa concedeu bolsas para 250 estudantes dos mais diversos cursos da UFC para montar um grupo na Universidade utilizando a Aprendizagem Cooperativa. Nos grupos, os participantes trocam conhecimentos e experiências, servindo de ajuda mútua para superar as dificuldades de permanência na instituição.
Atualmente, um projeto de parceria entre Seduc, UFC e Prece também leva a experiência da metodologia para escolas públicas do Estado com o objetivo de valorizar a Aprendizagem Cooperativa e ajudar os estudantes a ingressarem na Universidade.


Fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=63471&grv=N

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenadora da EPC Paramoti participou do revezamento da tocha olímpica em Fortaleza

Foto oficial: Rio2016 No último dia 7 de junho, a tocha olímpica chegou a Fortaleza num percurso que passará pelos mais diferentes cenár...