domingo, 7 de novembro de 2010

Entrevista com Leandro Queiroz: estudante do Programa de Licenciaturas Internacionais em Coimbra - Portugal


Francisco Leandro Oliveira Queiroz, universitário do Curso Letras (português- espanhol) pela Universidade Federal do Ceará ganha bolsa para estudar na Universidade de Coimbra – Portugal

1. Como se chama o programa pelo qual você foi beneficiado com a bolsa de estudos em Portugal?
Leandro Queiroz: O programa chama-se PLI - Programa de Licenciaturas Internacionais, destinado somente para as licenciaturas. É uma graduação mista. Este programa consiste em uma dupla diplomação, ou seja, teremos dois diplomas, um da Universidade Federal do Ceará e outro da Universidade de Coimbra o que, profissionalmente, nos permite atuar nos dois países. Serão dois anos na Universidade de Coimbra e três na Universidade Federal do Ceará. Este programa é o primeiro que se destina para as licenciaturas e nós somos a primeira turma, portanto, somos os pioneiros no Brasil.

2.Quais foram os critérios para ser um dos beneficiados pela bolsa?
LQ: A bolsa se destinava a quem cursou parte dos estudos em escola pública. O critério foi a análise do currículo acadêmico e alguns pré-requisitos como ter ingressado no curso em 2009 e não ter reprovações. Em relação ao currículo acadêmico, foram analisados alguns critérios como o Índice de Rendimento Acadêmico - IRA e o histórico na universidade. (Na universidade; tenho trabalhos apresentados, participava de grupos de pesquisas, era bolsista, não tinha reprovações nem trancamentos de disciplinas, participei de eventos como a Semana de Humanidades e Encontros Universitários, fazia duas Casas de Cultura, entre outros). Inscreveram-se 12 universitários para concorrer a apenas duas bolsas, dos quais fui um dos selecionados. A seleção foi feita pelo grupo Coimbra.

3.Quais as oportunidades que podem surgir nessa nova etapa da sua vida?
LQ: Estar aqui é uma grande experiência acadêmica (profissional), cultural e pessoal. Como vou me especializar também em língua estrangeira (espanhol) é uma ótima oportunidade de vivenciar a cultura espanhola, ter contato com nativos e não apenas aprender o Espanhol técnico, já que Espanha e Portugal são países vizinhos. Sem falar na oportunidade de estudar em uma das mais antigas e melhores universidades do mundo. Coimbra é uma cidade histórica, o que nos dá a oportunidade de estarmos imersos na história. Além disso, é uma cidade universitária, quase não tem violência e, enfim, ainda é uma cidade boêmia, o que nos dá, como poucos lugares do mundo, liberdade.

4.Você já tem algum plano para quando voltar ao Brasil?
LQ: Quando voltar ao Brasil ainda faltam dois anos para me formar, então, quando terminar a graduação pretendo ingressar no mestrado e, quem sabe, em Lisboa ou na Espanha, mas ainda não estou pensando em planos internacionais concretos.

5. Deixe uma mensagem aos seus colegas da Escola Popular Cooperativa de Paramoti.
LQ: A mensagem para os demais estudantes da EPC Paramoti é nunca ter medo do novo, não ter medo de enfrentar a vida fora de Paramoti e jamais desistirem do que querem independente das opiniões contrárias e aproveitar as oportunidades que aparecerem. Não conseguimos nada se não formos em busca, o que conseguirmos será pelo conhecimento, pois, através dele dominamos o mundo. O conhecimento no século XXI é independente de classe social, portanto, o que deixo como opinião e, por experiência própria, é não desperdiçar as chances que aparecem, sempre ter foco no objetivo a alcançar e não medir esforços para conseguir tal objetivo, pois, não conheço ninguém que tenha persistido num objetivo e não tenha conseguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenadora da EPC Paramoti participou do revezamento da tocha olímpica em Fortaleza

Foto oficial: Rio2016 No último dia 7 de junho, a tocha olímpica chegou a Fortaleza num percurso que passará pelos mais diferentes cenár...