sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Os primeiros passos no PRECE

A história da EPC Paramoti nasce da curiosidade de 17 jovens do município de Paramoti que no dia 10 de fevereiro de 2005 resolveram ir até a localidade de Cipó/Pentecoste, distante 28 km de Paramoti para conhecer a experiência e educação cooperativa bem sucedida que o Fantástico (programa da Rede Globo) mostrara por aqueles dias.
O contato inicial pareceu-nos um pouco estranho, vários jovens espalhados num enorme alpendre, alguns espalhados embaixo da árvore, mas em todos eles notava-se o livro na mão e o sonho nos olhos.
Após aquele primeiro contato e o primeiro fim de semana, começamos a nos mobilizar para voltar ali, todos os fins de semana. A princípio era tudo novidade e cada detalhe valia risos, brincadeiras e momentos que nos fortaleciam como grupo. Pelo caminhar dos meses chegou também o inverno e com ele a lama, o carro atolado, as noites de travessia no rio cheio e tantos outros desafios.
As adversidades, a necessidade financeira, dentre outras situações diminuíram o número anterior, mas com o passar dos dias ganhávamos outros colegas e logo nos acostumávamos aos fins de semana dedicados ao estudo no PRECE.
Nas aulas, tínhamos contato com universitários que, assim como nós, eram filhos de agricultores, pescadores e pequenos comerciantes da região. Aos poucos o estudo em grupo, ou em célula como passamos a denominar, nos trouxe lições de reaplicabilidade e alguns de nós logo passaram a colaborar nas disciplinas com as quais tínhamos afinidade.
Era grande a ansiedade pelo vestibular, mas estávamos apenas na fase de aprendizagem da metodologia, por isso fazíamos parte da Incubadora de Células Educacionais que tal qual o nome, objetivava nos preparar para posteriormente, reaplicar a metodologia da aprendizagem cooperativa em nosso município.
Em 2006, fomos desafiados pelo professor Manoel Andrade, coordenador do PRECE, a criar a Escola Popular Cooperativa de Paramoti. Inicialmente, e apesar do contentamento, hesitamos, mas em seguida aceitamos a proposta. Nenhum de nós ainda havia ingressado na universidade e esse era nosso principal medo, que logo se tornou estímulo. Entre nós haviam pessoas engajadas em associações comunitárias, com certo conhecimento sobre o assunto e por isso tratamos logo de legalizar a nossa escola fundamos então a ASSEP – Associação de Estudantes de Paramoti, cuja data da fundação jamais esquecerei: 04/05/06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coordenadora da EPC Paramoti participou do revezamento da tocha olímpica em Fortaleza

Foto oficial: Rio2016 No último dia 7 de junho, a tocha olímpica chegou a Fortaleza num percurso que passará pelos mais diferentes cenár...